Data de Nascimento: 15 de Setembro de 2007
Local: Escola Secundária Santa Maria Maior
Peso no nascimento: 17 alunos
Percentil: 95%
Idade actual : 3 anos
Peso actual: 55 alunos
Passaram muito rapidamente estes três anos, desde o nascimento do Curso Profissional de Apoio à Infância. O crescimento do curso, em número de alunos e actividades desenvolvidas, tem-se verificado. Temos uma turma finalista, uma do 11º ano e uma do 10º ano.
Ao longo destes anos lectivos, várias foram já as actividades desenvolvidas, tanto dentro do espaço escolar, como junto de instituições da comunidade.
Para nós, o ano lectivo inicia-se logo com o Hallowen, que quase funcionou como uma apresentação da turma recém- chegada à escola.
A seguir, o São Martinho, que festejámos com a apresentação de uma peça de teatro para a comunidade escolar: “ A Maria Castanha”.
Ainda as actividades anteriores não tinham terminado e já se pensava nas que iríamos desenvolver no Natal, estas também dirigidas à comunidade escolar, mas essencialmente viradas para a recepção de crianças no nosso espaço de trabalho.
Assim, no dia 17 de Dezembro do ano passado, recebemos cerca de 80 crianças, dos três aos seis anos de idade, que assistiram a um conjunto de actividades diversificadas e, a ver pelas expressões e comentários, foram muito do seu agrado. Neste projecto, estiveram envolvidos alguns professores e alunos da escola. No final, as crianças deliciaram-se com um belo lanche natalício, mas sempre saudável.
E como do Natal ao Carnaval é um “saltinho” e a animação não falta, o Curso Profissional de Apoio à Infância e o Curso Profissional de Informática desenvolveram em conjunto o “Karaoke Mascarado”, na escola, contando também com a participação dos alunos dos cursos de prosseguimento de estudos.
A convite da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Curso Profissional de Apoio à Infância participou igualmente, com muito afinco, no desfile carnavalesco promovido pela autarquia, sob o tema “O Mundo Animado”.
Posteriormente, no âmbito dos conteúdos da disciplina de Expressão Corporal, Dramática e Musical, os alunos assistiram ao espectáculo de Filipe La Féria, “O Feiticeiro de OZ”, no Teatro Rivoli, no Porto.
Foi ainda com muito entusiasmo que os alunos receberam a revista Fórum Estudante na aula de Expressão Corporal, Dramática e Musical. Possibilitou-os a partilha de experiências e aprendizagens com um número sem fim de pessoas, alunos, pais, professores, amigos….
A equipa também fez a gravação da actividade da “Hora do Conto” realizada na biblioteca da escola, e de que mais adiante falaremos.
Entretanto, e de regresso à nossa escola, logo se preparava a “Semana da Maior”. Que no ano passado, pretendemos desenvolver actividades que nos permitissem rentabilizar recursos e tempo, pois apesar de estas actividades poderem ser integradas no desenvolvimento dos módulos, o tempo e recursos não são suficientes para a realização da totalidade dos projectos.
Nesta actividade, foi objectivo fazer o acolhimento das escolas e convidados/ visitantes da referida semana.
Outra das actividades, que nos deu muito gozo desenvolver, foi a da”Maleta do Conto - Hora do conto”, que decorreu na nossa biblioteca, nas segunda e quarta semanas de cada mês, de Janeiro a Junho, contando com a participação de todas as instituições de cariz infantil que colaboram com a escola para a formação em contexto de trabalho dos alunos.
Nesta iniciativa, foram exploradas algumas técnicas de animação à leitura dirigida a crianças, tendo como base de trabalho o Plano Nacional de Leitura para o pré-escolar.
Foi uma experiência muito positiva em que participaram todas as turmas do Curso Profissional de Apoio à Infância e cerca de 600 crianças, dos três aos seis anos de idade.
Ainda, se realizou uma visita de estudo nos dias, 14, 15 e 16 de Abril ao Porto, Aveiro e Coimbra, com as três turmas, no sentido alargar os horizontes culturais dos alunos e permitir uma integração das mesmas.
No âmbito do projecto de cooperação com a AONORTE (Associação de Produção e Animação Audiovisual) – Intercâmbios Cinematográficos, desenvolvemos um conjunto de curtas-metragens.. O projecto contemplou um curso de iniciação à linguagem vídeo/ documentarismo OLHAR O REAL sobre o tema da memória da imigração portuguesa em França ou sobre a questão da integração de jovens filhos de imigrantes portugueses em França. sendo parte integrante um intercâmbio com o Liceu Loius Pasteur de Marmilhat, em Moulins, França que decorreu de 10/15/2010 a 15/05/2010, com a turma finalista, participando no projecto todas as alunas.
Terminámos o ano com o dia dos Cursos Profissionais com um Verde de Honra para as instituições de acolhimento da FCT (Formação em Contexto de Trabalho). Assim, as alunas finalistas preparam uma exposição com as actividades desenvolvidas ao longo da FCT. Por fim, confraternizou-se com o apoio de um bom “Verde de Honra” e os alunos das várias turmas do curso de Apoio à Infância declamaram poemas, apresentaram danças, entre outras actividades.
Até ao próximo ano lectivo.